Dragagem

Dragagem


Dragagem de Aprofundamento do Berço Externo do Terminal Santa Catarina.

Para o desenvolvimento das atividades operacionais com qualidade, o TESC - Terminal Santa Catarina conta com dragagens de manutenção realizadas no lado interno do píer, e ainda há necessidade de aumentar a capacidade de atendimento de embarcações por meio da dragagem de aprofundamento do lado externo do píer. Neste lado externo, somente barcaças e navios de pequeno porte, com calado de até 7,5m atracam atualmente por conta da pequena profundidade.

Diante disso, no ano de 2011, o TESC protocolou junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais - IBAMA sob o nº 02001.003264/2011-00 o Estudo de Impacto Ambiental - EIA e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental - RIMA, com objetivo de viabilizar o processo de licenciamento ambiental para a dragagem de aprofundamento do lado externo do píer, para atender navios maiores sem a necessidade de alongar o píer ou criar nova estrutura para essa demanda em outro local.

Nesse sentido, o projeto de dragagem de aprofundamento do berço do lado externo do píer do TESC visa atender navios maiores, com até 10 metros de calado, aumentando a eficiência para a movimentação portuária e de cargas em cerca de 30%. Fato este que é perfeitamente suportado pela zona portuária de São Francisco do Sul, em termos de canal de acesso, área para manobras e bacia de evolução, sem necessidade de qualquer outra intervenção de grande impacto como derrocagens e obras de ampliação do píer. Principalmente porque o aprofundamento do berço, inicialmente, não trará aumento do número de navios que atracam no píer no terminal, mas sim, garantir a atracação de navios de maior porte, aumentando as quantidades de carga movimentadas por embarcação.

Portanto, a ampliação das atividades do terminal contribuirá na geração de empregos diretos e indiretos, como também de impactos benéficos para a economia regional.

Para isso, monitoramentos ambientais serão realizados antes, durante e após a atividade de dragagem do lado externo do píer, contemplando análises de qualidade de água, sedimento, microrganismos, monitoramento de resíduos, monitoramento de ruído, além das atividades de educação ambiental e comunicação social.




Documentos para Download


RIMA - Relatório de Impacto ao Meio Ambiente



Canal de Comunicação

Preencha o formulário abaixo e deixe as suas sugestões, reclamações ou elogios.








  • E-mail: meioambiente@terminalsc.com.br
  • Fone: 47 3471-2119