Responsabilidade



O TESC entende que atuar com responsabilidade social e ambiental é, antes de tudo, um compromisso com a atual e as futuras gerações. Mais do que integrar relações de negócios, é estimular a qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais pela conscientização dos públicos interno e externo.

A empresa tem como diretriz contribuir para o desenvolvimento econômico da sociedade, cuidando para que todos os recursos sejam utilizados de maneira sustentável em benefício da coletividade e construção de relacionamentos éticos e duradouros.

O TESC investe constantemente na melhoria do ambiente de trabalho, seja na capacitação profissional ou na participação em projetos sociais e culturais que possam ser traduzidos em benefícios à comunidade. Realizar atividades de forma sustentável é premissa essencial para crescer, prosperar e agregar valor aos investimentos dos acionistas.

Baseado no conceito de Responsabilidade Socioambiental, o TESC busca valorizar a atividade econômica do Brasil e atuar de forma efetiva para o desenvolvimento sustentável da região onde está instalado, preservando condições ambientais e promovendo o bem-estar.

Responsabilidade Ambiental

Dentre as principais ações ambientais realizadas pelo TESC, destacam-se monitoramento de qualidade do ar, gerenciamento de resíduos sólidos e gerenciamento de efluentes líquidos.

Além disso, o TESC conta com uma equipe de prontidão ambiental para atuar em eventuais acidentes ambientais. Essa equipe é focada em atendimento às emergências ambientais envolvendo vazamento de óleo e também acidentes que envolvam produtos químicos, perigosos ou não. Esta equipe está 24 horas à disposição do TESC, pronta para realizar o primeiro atendimento a uma emergência ambiental.

Pensando em fomentar a maior integração entre colaboradores e as ações promovidas, o TESC realiza anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho + Meio Ambiente + Saúde + Segurança (MAISS SIPAT).

Periodicamente, é feita também a integração entre funcionários novos e antigos em encontros para atualização de temas como meio ambiente, qualidade, recursos humanos, segurança portuária e do trabalho.

Também está em implantação o Sistema de Gestão Ambiental com base na metodologia estabelecida pela NBR ISO 14.001, integrando-o ao sistema de gestão da qualidade, formando assim o SGI do Grupo TESC/WRC.

Responsabilidade Social

Em relação ao envolvimento com a comunidade do entorno do TESC, diversas ações sociais e culturais são realizadas.

Com o objetivo de promover a cultura e incentivar o estudo, o TESC fundou e mantém o Instituto Porta do Sol, que atende 50 crianças, com idade entre 8 e 13 anos, de escolas públicas de bairros carentes de São Francisco do Sul. Elas recebem transporte, refeição, aulas individuais de instrumento e de teoria musical, além de acompanhamento pedagógico das tarefas escolares.

Também na área cultural, o TESC patrocina o Projeto Cavaquinho de Ouro, que atende 84 alunos, de 9 a 18 anos. Eles devem comprovar bom desempenho escolar para poder participar e recebem bolsa integral e um instrumento para aprender o Choro, considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil e que exige muito estudo e técnica para ser executado.



O Terminal também apóia a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, sendo parceiro da instituição desde 2005.

Além disso, patrocina diversos eventos comunitários, de ocorrência esporádica, como projetos na área da saúde, cultural e esportivo ao longo do ano.

Dessa forma, o TESC consolida atividades de apoio à comunidade, contribuindo para a conscientização de suas ações voltadas à sustentabilidade.