Serviços

O TESC oferece operações integradas para importadores e exportadores, que incluem a descarga, armazenagem, nacionalização e operação de distribuição da carga. Para isso, conta com armazém geral, recinto especial para despacho de exportação (REDEX), área alfandegada (zona primária), sala de inspeção sanitária climatizada, operação portuária e modal rodoferroviário. O TESC é reconhecido por atender demandas específicas de clientes, que veem no Terminal o parceiro ideal para viabilizar serviços que exigem agilidade e flexibilidade. Com equipe altamente capacitada e investimentos constantes em tecnologia e infraestrutura, o TESC demonstra no dia a dia que é possível cumprir prazos e tornar realidade os desafios apresentados pelos mais exigentes clientes.

Operação Portuária

Como operador portuário, o TESC, além de atuar nas próprias instalações, também está habilitado para efetuar operações portuárias na estrutura do porto público.

Com tradição em operação de contêineres, granéis sólidos, produtos siderúrgicos e cargas de projeto, enviando e recebendo cargas de todas as partes do mundo, o TESC conta com uma equipe altamente qualificada, além de equipamentos modernos e sistemas operacionais que garantem segurança, agilidade e eficiência nas operações.

As janelas de atracação oferecidas pelo terminal são consideradas um diferencial, já que garantem o atendimento para linhas regulares, proporcionando melhor planejamento das operações.



Armazenagem e Serviço de Pátio

  • Armazenagem alfandegada de contêineres e carga solta
  • Unitização e desunitização de contêineres de importação ou exportação
  • Vistorias em contêineres ou carga geral por solicitação dos órgãos fiscalizadores (RFB, MAPA, ANVISA E IBAMA)
  • Pesagem de contêiner ou carga geral
  • Etiquetagem e reembalagem de carga
  • Desembaraço sobre rodas
  • Serviços especializados sob demanda
  • Handling in/out
  • Cross-docking


Atendimento a cargas refrigeradas

  • Fornecimento de energia e monitoramento de contêineres refrigerados
  • 1120 tomadas reefer no Porto de São Francisco do Sul
  • Sala de inspeção sanitária climatizada para cargas refrigeradas – espaço autorizado pela ANVISA para verificação aduaneira das cargas refrigeradas e daquelas sob controle da ANVISA e do MAPA. A estrutura também permite a inspeção sanitária para atendimento de mercados que exigem certificação específica para exportação de alimentos refrigerados


Atendimento a cargas perigosas

O TESC possui infraestrutura específica para vistoria padrão, realizada pelos órgãos intervenientes, em carga de classificação IMO (International Maritime Organization). Essa estrutura conta com uma "carreta banheira" para a prevenção e pronto atendimento em caso de vazamento. Trata-se de um equipamento com espaço para que o contêiner/tanque com vazamento fique em segurança até que sejam tomadas as medidas necessárias. A área de vistoria para carga IMO tem capacidade de atender até dois contêineres de 40 pés.

Equipamentos e recursos de automatização portuária:

Sistema OCR

O sistema OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) identifica automaticamente as placas dianteiras e traseiras de licenciamento de veículos e as codificações ISO de contêineres, reduzindo significativamente o tempo de espera dos veículos nos gates de entrada e saída. A implantação desse sistema representa economia e agilidade na logística portuária, reduzindo o tempo de estadia dos caminhões no recinto, promovendo um sistema ágil e dinâmico, além de aumentar a confiabilidade e segurança dos dados referentes às cargas e veículos. Outros resultados são a redução das filas dos caminhões nos pátios e no entorno do recinto, maior satisfação dos clientes e transportadoras, além da conformidade com padrões adotados internacionalmente e também com as exigências das Portarias da Receita Federal para recintos alfandegados de zona primária, contribuindo para o crescimento da competitividade do TESC.

Scanner

O Scanner possibilita a identificação das cargas que estão nos contêineres, a partir da passagem do caminhão em baixa velocidade pelo local de monitoramento. As imagens resultantes possuem diferentes cores, de acordo com o tipo de material e possibilitam inclusive a identificação de fundos falsos. O funcionamento do scanner é de 24 horas ininterruptas.
A identificação da carga, as imagens e os dados do veículo são registrados e transmitidos ao posto da Receita Federal, permitindo aos técnicos e fiscais saber antecipadamente qual o produto contido no contêiner e qual procedimento de fiscalização deve ser adotado. No caso de identificação de um objeto suspeito nas imagens do scanner, por exemplo, a carga é aberta e verificada no recinto pela fiscalização da Receita Federal.

Controle de Acesso

O Sistema de controle de acesso do TESC obedece as Portarias 57/11 da Alfândega no porto de São Francisco do Sul e 3518/11 da Receita Federal do Brasil, as quais determinam a utilização de meio físico para controle de entrada e saída de pessoas, veículos e cargas em recinto alfandegado sob controle aduaneiro de zona primária e secundária. No TESC, a entrada e saída de pessoas, veículos e cargas são agendadas on-line pelo responsável legal da mercadoria e transportadora. Na chegada do veículo no gate de entrada ou saída são confrontados horário, placa, mercadoria e identificação biométrica da pessoa. Após essas validações, a entrada ou saída da pessoa, do veículo e da carga é autorizada.

Sistema de Gestão de Cargas

O TESC possui sistema de Gestão de Cargas para planejamento, controle e execução das operações de navios de contêiner, carga geral e granel. As informações são disponibilizadas via web aos clientes e autoridades aduaneiras, de forma rápida e segura, por meio de registro em tempo real em coletor de dados e computadores de bordo nas operações de carga e descarga do navio e nas operações de pátio e armazém.