Esta semana ocorreu no TESC a ação do Dia D de Combate à Dengue, dedicado à prevenção, e conscientização. Estiveram engajados colaboradores dos setores de Meio Ambiente, CIPA e Operacional.
A atividade contou com 3 fases:
1. Proteção, colaboradores e stakeholders foram orientados sobre a importância da proteção com o uso de repelente, além de ficarem atentos para identificarem possíveis focos do mosquito;
2. Diálogos Diários de Segurança – DDS, a equipe conversou com trabalhadores portuários e caminhoneiros onde foram apresentadas instruções educativas e de conscientização, com distribuição de material informativo no combate ao mosquito da dengue;
3. Eliminação dos possíveis focos, com a inspeção, higienização e limpeza mais refinada do Terminal, evitando assim possíveis focos de criadouros e proliferação do mosquito Aedes aegypti que infectado transmite não só a dengue, como também a zika e chikungunya.
⚠Com o aumento de mais 300% dos casos de dengue em Santa Catarina, comparado com o mesmo período do ano passado, o alerta é ainda maior e, a melhor forma de evitar às doenças transmitidas pelo mosquito fêmea do Aedes aegypti, ainda é a prevenção.
➡Qualquer recipiente descartado de forma incorreta pode se tornar um foco de água parada e criadouro, por isso a limpeza e o descarte correto dos resíduos são prioridades no terminal, ação imprescindível para saúde de todos e proteção do meio ambiente.
✅Repelentes e o uso de calça comprida são boas alternativas para evitar a picada do mosquito Aedes aegypti, que possui hábitos mais diurnos e, normalmente, picam as pernas e o pé. As temperaturas elevadas e as chuvas favoreceram muito a proliferação dos mosquitos em toda a cidade.
Vamos juntos pela eliminação dos criadouros de mosquitos, esta ação ocorre em parceria com a Vigilância em Saúde – São Francisco do Sul, DIVE - Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Governo do Estado de Santa Catarina e Anvisa!
#diad #dengue #tesc #saofranciscodosul