Água: Desafios e Responsabilidades em 2024

Sex, 22 de maro de 2024

Mais do que nunca, 2024 tem trazido uma agenda de diálogo e busca por soluções referentes aos temas sobre mudanças climáticas, além da manutenção, preservação e proteção aos recursos hídricos, para que governos, iniciativa privada e a sociedade civil em uma mobilização coletiva possam se engajar na busca por soluções e com conscientização efetiva.

Segundo a EBC, 12% da água doce do mundo está presente no território brasileiro, em grande parte nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
O Brasil tem 12 regiões hidrográficas, três das bacias detém o maior volume de água doce do mundo, são elas: Amazonas, São Francisco e Paraná.
O que aparentemente parece abundância, não é, pois estes recursos hídricos não tem uma distribuição igualitária pelo território brasileiro.

Vamos entender melhor com os dados a seguir, que são preocupantes:
Dados por região:
➡️No Norte, 64,2% da população é abastecida com água tratada;
➡️O abastecimento de água acontece para 76,9% da população no Nordeste;
➡️A região Sudeste abastece 90,9% da população com água tratada;
➡️No Sul, o índice de atendimento total de água é de 91,6%;
➡️O Centro-Oeste, abastece 89,8% da população com água tratada.
(Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS, 2022)

➡️84,9% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada;
➡️Mais de 33 milhões brasileiros não têm o acesso a este serviço básico;
(Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS, 2022)

➡️14,3% das crianças e dos adolescentes não têm acesso à água;
➡️6,8% das crianças e dos adolescentes não contam com sistema de água dentro de suas casas.
(Pobreza na Infância 2018 – UNICEF)

O Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento diz que o consumo médio de água no país é de 148,2 litros por habitante ao dia. Mas, a ONU afirma que 110 litros/dia é a quantidade de água suficiente para atender as necessidades básicas de uma pessoa.
Ao distribuir água para garantir consumo, os sistemas sofrem perdas na distribuição, que na média nacional alcançam 37,8%. (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS, 2022)

Quase 8 mil piscinas olímpicas de água tratada são desperdiçadas diariamente. A quantidade de água desperdiçada seria suficiente para abastecer mais de 67 milhões de brasileiros em um ano, equivalente a pouco mais de 30% da população brasileira, em 2021.
(Perdas de Água Potável 2023, Ano Base 2021: Desafios Para a Disponibilidade Hídrica a ao Avanço da Eficiência do Saneamento Básico.

A responsabilidade por mudanças é todos nós!

22 de Março - Dia Mundial da Água.

Galeria de Fotos: