O TESC – Terminal Santa Catarina informa que concluiu o processo da dragagem de manutenção do seu berço de atracação 302 no Porto Organizado de São Francisco do Sul. Com investimento de mais de R$ 9 milhões em recursos próprios nesta obra, o Terminal está apto a atender navios de maior porte e calado.
Os serviços tiveram início em meados de setembro 2019, e terminaram em junho 2020. A obra de dragagem compreendeu uma área de 22.000 m² sendo 220 metros de comprimento ao longo do berço, largura de 100 metros e 12 metros de profundidade.
Em 02 de julho de 2020 foi homologado pela Capitania dos Portos, sob a portaria Nº 50/CPSC, os novos parâmetros de atracação permitindo a operação de navios de até 200 metros com calado de 11 metros na proa e 12 metros na popa, o que autoriza o Terminal a operar com navios com até 12 metros de calado.
Com estes novos parâmetros, a expectativa é aumentar em 30% a quantidade de atracações no TESC, podendo atingir a média mensal superior a 20 navios. Este incremento nas operações possibilitará uma movimentação adicional de 250 mil toneladas de cargas por mês.
Os novos parâmetros do berço 302 otimizam a capacidade individual dos navios pois, segundo estudos da Secretaria Nacional de Portos, cada metro a mais de calado, representa um aumento de cerca de 7 mil toneladas de cargas por navio.
Além dos benefícios operacionais, este investimento agrega segurança nas atracações no Terminal e nas operações simultâneas de navios do tipo Panamax, com 200m de comprimento e 32,3m de boca.
O Plano Conceitual de Dragagem foi devidamente aprovado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde foram cumpridos todos os requisitos de monitoramentos ambientais antes, durante e após a atividade de dragagem. Mesmo após o encerramento da dragagem, será mantida a realização de análises de qualidade de água, sedimento, microrganismos, monitoramento de resíduos, monitoramento de ruído, além das atividades de educação ambiental e comunicação social.
Monitoramento ambiental:
Em
conjunto com sua consultoria ambiental, o terminal realiza e acompanha
os monitoramentos ambientais desta obra, a fim de evitar e minimizar os
impactos ambientais. Alguns dos monitoramentos realizados são:
➺ Monitoramento da qualidade da água;
➺ Monitoramento da qualidade dos sedimentos;
➺
Supervisão ambiental da dragagem com foco na observação de fauna
marinha, na gestão de resíduos e redução de conflitos com a atividade
pesqueira;
➺ Monitoramento de fumaça preta;
➺ Comunicação social;
➺ Educação ambiental para os trabalhadores da draga.
A dragagem tem previsão de conclusão até o dia 30 de abril.
A
Dragagem de manutenção dos berços do TESC é atividade prevista na
Licença de Operação nº 1469/2018 do terminal, e autorizada pelo IBAMA
anualmente.
Dúvidas, questionamentos e relatos, entre em contato:
(47) 3471-2121/3471-2119/3471-2127
E-mail: meioambiente@terminalsc.com.br